Aumentos que afetam o seu bolso

Por Priscila Souza

Nesta época do ano a maioria dos paulistanos estão empolgados com o 13º salário, com as festas e viagens de final de ano, alguns se preparando para tirar de férias, e outros preocupados com o ano que se aproxima. Ano novo, vida nova, é sempre a mesma história, e como também não poderia ser diferente, vem os aumentos nos preços.

É aluguel que sobe, condomínio que aumenta, passagem para o transporte público que tende a ficar mais cara, e uma das principais preocupações da maioria dos paulistanos, a educação de desses filhos, entre outras é claro.

Em 2011, as escolas paulistanas subirão sua mensalidade para acima da inflação mais uma vez. Segundo o sindicato das instituições particulares, o reajuste será entre 6% e 8 %. A inflação deve fechar o ano de 2010 em 5,29% (IPCA-IBGE) ou 5,49% (IPC-FIPE).

Será o nono ano em que as instituições farão o reajuste acima da inflação, de acordo com os dados da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), porém esses dados só são válidos se consideradas as mensalidades do atual ensino fundamental.

Mas não é só em São Paulo que as mensalidades escolares irão subir a cima da inflação, os reajustes no Rio, também superarão a inflação com 9%, em Pernambuco 8%, no Distrito Federal de 7% a 14%, e em Minas Gerais, o sindicato prevê aumento entre 4% e 10 %.

0 comentários:

Postar um comentário