Por Aline Moura
Nos últimos anos o mercado de telefonia móvel no Brasil demonstra alta crescente e esta tendência, é reflexo de um movimento que reforça a economia da América Latina, atualmente o 2° maior mercado de telefonia celular do mundo, de acordo com a consultoria Wireless Intelligence.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são 191 milhões de aparelhos com linhas habilitadas, aproximadamente uma linha por habitante do país. O técnico de informática Raphael Alves da Silva, 21 anos, conta como foi à escolha do novo celular: “Meu aparelho já estava ultrapassado com as novas tecnologias e não atendia bem ao que eu necessitava, então resolvi escolher outro modelo”, diz.
Dentre as principais novidades nos aparelhos estão o acesso à internet, as redes sociais como Facebook e Twitter, tecnologias como Bluetooth para a transferência de arquivos e até acesso canais de TV digital. Mas essa diversão tem um custo. Um aparelho normal custa entre R$ 100,00 e R$ 400,00. Já um aparelho 3G pode custar até R$ 1.500, essa variação depende do aparelho, da marca e das funções do produto.
É um mercado investe em novas tecnologias. Thais A. do Nascimento, 20 anos, também foi atraída pelas novidades: “Fiz buscas na internet para saber mais sobre o aparelho e o que influenciou a compra foram as redes sociais, através disso busquei experiências de quem já tinha o produto, para saber se era bom ou ruim”, aponta a estudante de marketing.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil tem o 4º serviço de telefonia móvel mais caro do mundo, perde apenas para Japão, Itália e França. Thais considera o preço um obstáculo para o consumidor: “Costumo gastar por mês em torno de R$60,00, mas não navego na internet por que o preço não é acessível e a navegação ainda é muito limitada”, aponta a estudante.
Segundo um estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT), os gastos do brasileiro com o celular representam cerca de 5% da renda mensal, em comparação ao Japão, país com o pacote de ligações mais caro, interfere cerca de 1% da renda dos habitantes. No Brasil, estes pacotes incluem acesso à internet, minutos em ligações e uso de SMS. Raphael descreve como planeja os gastos com o celular: “Meu Gasto médio é de R$50,00 incluindo internet e SMS. Sempre uso da melhor forma e procuro não abusar. Faço uma recarga já prevista no meu orçamento”, diz o técnico de informática.
Ainda segundo a Anatel, mais de 12 milhões de brasileiros já possuem um smartphone, ou seja, mais de 6% do total de aparelhos ativos no país. Mas o uso de aplicativos e o acesso à banda larga (diferencial destes aparelhos), associado ao custo dificulta a popularização dos modelos e ainda é uma realidade de poucos.
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