Esporte na gravidez


Por Diana Nunes

Após a confirmação da gravidez muitas mulheres ficam com dúvidas sobre quais atividades poderão exercer durante o período da gestação, como continuar ou começar a praticar esportes. Essa preocupação acontece entre as futuras mães, tanto por questões estéticas, quanto pela sensação de bem estar durante a gravidez e consequentemente o bom desenvolvimento do bebê. É certo que você já ouviu expressões de especialistas como “Praticar esportes faz bem à saúde” e “Gravidez não é doença”, mas a união desses dois temas deve ser feita com alguns cuidados.

A professora de educação física Mariana Beolchi alerta sobre as precauções dobradas nos três primeiros meses. “É importante que as grávidas façam exercícios mais moderados nessa fase, modalidades que causam muitos impactos ou que exijam o levantamento de muito peso devem ser descartadas, pois este período é muito delicado, o feto pode não resistir a movimentos tão fortes”.

Já a ginecologista e obstetra Susi Torres Oliveira ressalta a importância de consultar o médico para saber quais são as possibilidades de cada mulher para praticar exercícios “Principalmente aquelas que são sedentárias devem ser mais cautelosas ao iniciarem a atividade física na gestação. É importante o acompanhamento médico para que o bebê e a mãe não tenham nenhum problema”. Mas a ginecologista ressalta também sobre os benefícios que o esporte pode trazer “Exercícios trazem a sensação de bem estar, ajudam a controlar o sobrepeso, a circulação e a respiração, o que é muito importante na hora do parto. Mulheres que já tem ou desenvolvem problemas de saúde como hipertensão e diabetes ganham muito fazendo algum esporte”.

Grávida de dez semanas, a supervisora de serviços Natália Fernandes observa como a atividade física está sendo positiva em seu dia a dia “Já praticava pilates duas vezes por semana e continuei depois de ter descoberto a gravidez. É muito interessante como nos dias que faço, sinto menos sono e cansaço, que são terríveis nessa fase. Fico preocupada também com os quilos a mais que vou ganhar e realmente acho que os exercícios irão me ajudar a controlá-los”.


Pilates e ioga
São muito indicados, principalmente por adaptar os movimentos e deixá-los mais suaves. Ajudam muito na respiração e na postura da gestante, que sofre com o ganho de peso.

Corrida
É bom substituir pela caminhada, pois possui muito impacto e pode causar problemas ao bebê.

Pedalar
Não é muito indicado, exige muita força e causa muito impacto. Caso a mulher deseje praticar essa modalidade deve diminuir o ritmo.

Hidroginástica
O mais indicado e procurado, os movimentos na água são mais leves, não têm quase impacto e são relaxantes para os músculos.

Dança de salão
Uma das melhores opções, pois ajuda a circulação e respiração trazendo bem estar. Acrobacias muito elaboradas devem ser descartadas.

Musculação
Indicado, mas obrigatoriamente a mulher deve diminuir a carga de peso durante toda a gestação. Com exercícios pesados, o bebê pode sofrer uma perda de peso e nascer menor.

Jogos
Devem ser substituídos, pois normalmente exigem muita força e o contato brusco com outras pessoas podem ser perigosos.

0 comentários:

Postar um comentário