Por Danilo Nunes
A situação não está tão boa quanto pensam. Os recentes problemas com a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) mostram o descaso que persiste no Brasil.
Todos nós sabemos que não basta uma economia forte para o crescimento de uma nação forte. É sempre válido lembrar que, após sair derrotado da Segunda Guerra Mundial, arrasado por duas bombas nucleares, o Japão se tornou a potência que é hoje pela educação. Guardadas as proporções, para o nosso país se tornar uma grande potência também será necessário construir-se a partir dessa base.
O relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010, divulgado no último dia 4, apresenta o Brasil na 73ª posição, numa relação de 169 países. Um dos ítens que eleva o IDH é a educação.
Hoje o ENEM é a porta de entrada para o ensino superior, através do PROUNI (Programa Universidade para Todos), criado pelo governo para garantir aos jovens carentes acesso às faculdades nacionais. A avaliação pode ser considerada um dos maiores, se não o maior vestibular do Brasil. Pela importância que tem, merecia e merece mais atenção por parte do Ministério da Educação.
Com informações de G1.com
Foto: sobretudo.org
0 comentários:
Postar um comentário