A memória brasileira


Por Danilo Nunes


Você se lembra em quem votou? A pergunta parece absurda, mas não é. Pesquisa realizada entre os dias 3 e 7 de novembro, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta dados realmente preocupantes.


Segundo o estudo, 23% dos entrevistados não se recordam do nome do seu candidato a deputado estadual, 21,7% esqueceram para quem votaram para deputado federal e 20,6% não souberam dizer quem escolheram para o senado! E não estou falado das eleições de 2006, mas deste ano! O período eleitoral tinha se encerrado há um mês, até então.


O que mais impressiona é que o universo de eleitores entrevistados variavam entre as idades e o grau de escolaridade. Responderam à pesquisa pessoas entre 16 e 70 anos, que possuíam desde a 4ª série do ensino fundamental até o nível superior completo. A enquete foi realizada com dois mil eleitores de 136 municípios de todas as regiões brasileiras.


Esquecer do candidato em quem votou, eleito ou não, mostra a falta de compromisso com as decisões políticas do país. Talvez seja reflexo daquele pensamento de que "política não se discute". Balela!!! Todos somos seres políticos, fazemos isso o tempo todo! O que é opcional é a posição partidária ideológica.


Não podemos deixar baixar a guarda. Quem não lembra, não cobra. E quem não é cobrado, faz o que quer, ainda mais com o dinheiro do povo! E não é apenas pela corrupção que devemos vigiar, mas para o cumprimento das promessas de campanha, para que mantenha a coerência com o discurso eleitoral, entre outras coisas. Fique de olho, exerça a sua cidadania. É seu direito. É seu dever.


Com informações de: oglobo.com.br


Foto: sbt.com.br

0 comentários:

Postar um comentário