Por Giselle Olmedo
Pois é, domingo está chegando e isso indica que logo mais teremos que escolher alguns dos nossos lideres. Você sabe quais são os cargos nos quais deve votar? E como diria Tiririca, o que faz um deputado? Ele não sabe, mas o Provisório SP explica para você não só o que ele faz, mas também todos os outros cargos elegíveis neste ano.
A urna vai exibir ao eleitor, primeiramente, os painéis com os candidatos das eleições proporcionais. Em seguida, virão os nomes referentes às eleições majoritárias. Para que você já vá se familiarizando com a ideia, segue abaixo, na ordem em que estará na urna, a função de cada cargo.
Deputado Estadual: fiscaliza o Governador, o vice e os Secretários e ajuda a elaborar o orçamento estadual. Propõe leis de interesse do estado que se transformam em benefícios para a população.
Deputado Federal: Tem como principais responsabilidades elaborar leis e fiscalizar a aplicação do dinheiro público. O deputado federal também é responsável pela autorização para instauração de processo contra o Presidente e Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado; a tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas no prazo constitucional, também é de responsabilidade do cargo.
Senador: Lembrando que neste ano devemos votar em 2 senadores, o trabalho do senador é o de atuar no Poder Legislativo criando e alterando leis de âmbito federal, e também de fiscalizar as ações e gastos do Executivo. Cabe ao Senado as tarefas de aprovar as dívidas dos Estados e dar a decisão final quanto a acordos internacionais a serem firmados pelo governo. O senador também é um revisor constitucional.
Governador: É o cargo político que representa o poder executivo na esfera dos Estados e do Distrito Federal. É função do governador a direção da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais.
Por fim, Presidente da República: é a autoridade máxima do poder executivo e da República, cabendo a ele as tarefas de chefe de estado e chefe de governo. Ou seja, ele é o cara.
E fica a dica, paulistano: vote consciente. Não anule nem vote em branco. Escolha com cuidado o seu representante. E cobre.
Imagem: http://www.niteroimais.com.br/urnas-eletronicas-para-eleicao-ja-comecaram-a-ser-lacradas/
0 comentários:
Postar um comentário