Tiririca: chacota ou protesto?


Por Tamires Santana

Com a licença da palavra, mas não posso deixar de me expressar. Tiririca (PR): o deputado federal mais bem votado do Brasil nas eleições de 2010. Esta notícia ganha maior relevância ao nos aprofundarmos no perfil do candidato.

Já virou até clichê afirmar que o povo brasileiro está cansado em deparar-se com as mazelas da política de seu país. Impossível não concordar com o fato de que existem milhares de políticos corruptos e dispostos apenas a movimentar causas a seu favor.

Para não ser taxativa, dá até para afirmar que aqueles que movem uma palha em prol de uma nação não conseguem ir além da ideologia e da esperança de um mundo melhor.

Tento analisar o grau de insatisfação que um milhão e meio de brasileiros (com toda a licença da senhora sua mãe, seus familiares e amigos) sentem pela nossa atual pátria amada mãe gentil. Não que eu tenha algo contra o Tiririca, é sempre bom deixar claro.

Nem me atrevo a partir da questão nome, afinal de contas, Lula não é um codinome dos mais encantadores para se batizar um condenado. O problema talvez seja a proposta de trabalho.

“Pior que tá não fica”. "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", “vote no abestado” e “estou aqui para pedir seu voto porque eu quero ser deputado federal para ajudar os mais 'necessitado', inclusive a minha família”. Digamos que…uma escancarada sátira sobre a própria candidatura.

E eu aqui, relembrando tudo o que aprendi sobre a democracia, fico imóvel e boquiaberta com os números. E agora José?¹O que esta bem votada ilustre pessoa fará em meio a ratos, cobras, vermes e raposas? Será mais um?

Será uma placa brilhando? A viga ou o vão? Um gosto, desgosto?² Não sei, mas posso afirmar que mais este episódio é a consequência da promessa divina nos nossos corações.


1 E Agora José - Poema de Carlos Drummond de Andrade e cantada por Chico Buarque.

2 Águas de Março - Trecho da música de Tom Jobim.

Imagem: http://tinyurl.com/2c43bc5

0 comentários:

Postar um comentário