Ô tio, vê se aprende!

Por Danilo Nunes


Como as crianças estão cada vez mais conectadas à internet! Parece que elas já nascem sabendo tudo, possuem perfil em pelo menos uma rede social e conhecem o "web-dialeto" antes mesmo de aprender o português! Não é dificil ver essa garotada dando baile em muito marmanjo no PC.

Yasmin Bernardino tem 8 anos e já tem sua página no Orkut desde os seis. "Gosto muito dos joguinhos da Barbie", afirma a pequena, que em seu perfil possui outros games como o CaféMania e o Segredos do Mar. Ela pessoalmente cuida de sua "lanchonete" e seus "peixinhos".

Muitas crianças passam horas em frente ao computador. O psicólogo Paulo Domencó alerta sobre os perigos do acesso à internet sem controle. "Se utilizado de uma forma errada, sem limites, elas podem acessar conteúdos que podem ser prejudiciais para o seu desenvolvimento", explica.

Tarefas em um clic

Até a educação foi transformada pela internet. Se há 15 anos atrás uma pesquisa escolar envolvia consulta a livros e cópia manuscrita para produzir o trabalho final, hoje bastam poucos "clicks" e, em questão de minutos, a tarefa está concluída, formatada, pronta para ser entregue.

Diante de tanta facilidade, será que os alunos estão fazendo apenas Ctrl+C e Ctrl+V dos temas propostos? A professora Vanusia Lima afirma que não. "O computador é usado como um complemento pelas crianças. A informática só veio a complementar o processo de educação", justifica a educadora.

Todos nos assustamos diante do incrível domínio dos pequenos sobre essas novas tecnologias. Porém, é importante lembrar que o controle do acesso pelos pais é importante. Afinal, além de garantir a segurança de seus filhos diante das "cyber-ameaças", eles acabam ensinando muito sobre esse novo mundo!

Foto: www.oxycom.com.br

0 comentários:

Postar um comentário