Câncer sem TABU


Por Thalita Féba

Lurdes tem 56 anos e há 10 luta contra um mal persistente e avassalador. A ex-secretária, mãe de três filhos e esposa dedicada, é mais uma das milhares de mulheres atingidas pelo câncer de mama.

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) no ano de 2010 o número de mulheres brasileiras atingidas pelo câncer mamário pode aumentar. E um dos principais motivos pela elevação, segundo INCA, seria a desinformação sobre a doença. Apenas 23% das mulheres se consideram informadas sobre os sintomas iniciais que auxiliam no diagnóstico precoce, e com mais chances de cura.

"Eu nunca me preocupei com o câncer, porque na minha família não havia histórico. Quando descobri foi um choque. Me abalei muito, mas tive o apoio das pessoas que amo", diz Lurdes. Muitas mulheres acreditam que mesmo sem antecedentes na família, ou que a simples ausência de vícios, como fumar, elimina as chances de desenvolvimento do câncer.

Auto exame
Um ato simples e fácil de detectar qualquer irregularidade na mama é o autoexame, no qual a mulher apalpa toda a lateral, e as proximidades superiores e inferiores dos seios, além das axilas, e de toda a região do colo mamário.

"Diagnosticar a doença logo no inicio eleva, e muito, as chances de cura. Em 95% das detecções rápidas, entramos com o tratamento quimioterápico para diminuir o tumor, e em alguns casos a eficácia é tanta, que não precisamos efetivar o tratamento cirúrgico", afirma o oncologista Humberto Mayrer.

Além do autoexame, é necessário obter um acompanhamento clinico, com mamografias anuais, recomenda a ginecologista Roberta Brasil. “O tratamento do câncer sofreu muitas alterações benéficas, até mesmo na parte estética. A quimioterapia é associada a tratamentos psicoterápicos para que a paciente ganhe confiança, e tenha 100% de aproveitamento”, diz Roberta.

Para orientar os familiares e pacientes, o INCA, em parceria com a faculdade de medicina da USP, lançou um curso online com
dicas e informações para as mulheres que estão em tratamento. As aulas são gratuitas e estão disponíveis no portal.

Para saber mais sobre o tema, acesse: www.inca.gov.br

Foto: http://mariliaescobar.wordpress.com/2010/05/22/descoberto-fator-de-risco-de-cancer-de-mama/

0 comentários:

Postar um comentário