Sem nada pra fazer? Vai rever TV!



Por Danilo Nunes

Dizem que as preferencias nacionais são Bumbum, Futebol e Carnaval. Por reunir tudo isso e muito mais, incluo nesta lista mais uma, que me é muito especial: a televisão. Ela cobre 98% dos lares brasileiros, e faz todos nós pararmos diante dela encantados, abobalhados, assustados, apaixonados, estarrecidos...

No dia 18 de setembro deste ano, essa nossa companheira completou 60 anos de existência no país. Aqui em São Paulo, no bairro do Sumaré onde ficava a pioneira TV Tupi e, no mesmo prédio, está a MTV, a atriz Vida Alves mantém em sua casa um museu da memória televisiva do Brasil. Vida foi a protagonista do primeiro "selinho" em telinhas brasucas, na novela "Sua Vida Me Pertence", em 1951.

Lá é possível encontrar fotos e vídeos inesquecíveis, depoimentos de profissionais que participaram da implantação do novo meio de comunicação, e equipamentos como uma das primeiras câmeras da PRF-3TV, como a Tupi era chamada nos primeiros anos. Aliás, alguns vídeos que faziam parte do acervo desta e de outras emissoras, que já fecharam, podem ser encontrados neste museu e estão em processo de digitalização.

O Espaço Cultural PRO-TV - Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira está localizado na Rua Vargem do Cedro 140. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta, porém devem ser previamente agendadas pelo telefone (11) 3872-7743, em horário comercial. Para ajudar a manter o museu, a associação pede aos visitantes uma colaboração mínima de R$10,00 ou a doação de uma peça que possa servir para o acervo. Mais informações, acesse: www.museudatv.com.br. Vale a pena conferir!

Foto: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário