Inteligência Emocional - A chave para o sucesso

Por Thalita Féba

O vai e vem da sociedade, o ritmo frenético que envolve a tríade faculdade, trabalho e família. Ao leigo olhar de um observador, o segredo do sucesso é atingir o êxito supremo no campo financeiro. Mas será que vale a pena sacrificar uma série de desejos e objetivos, para garantir um acúmulo de dinheiro?

É fato que dinheiro significa prazeres e satisfações saciados, mas não é tudo. O pequeno e simples segredo da plena satisfação está ligado a algo que independe de poder aquisitivo, bom emprego ou a uma colocação louvável no meio em que se vive. Acionando o botão da inteligência emocional, o corpo é unificado em uma só sintonia, o que proporciona equilíbrio e nos mantém “menos pressionados” pelo sistema socialmente imposto.

O psicólogo Daniel Goleman classifica a inteligência emocional em simples habilidades que podem ser praticadas no dia-a-dia:

1- Auto- Conhecimento emocional – Reconhecer um sentimento quando ele ocorre;
2 - Controle Emocional – O famoso respirar fundo e contar até 10 ( PRATIQUE NO METRÔ PELA MANHÃ);
3 - Auto-Motivação – Busque força, e transforma todas as situações em aprendizados;
4 - Reconhecimento de emoções das outras pessoas ( OLHE PARA O OUTRO);
5 - Relacionamentos interpessoais – Dinamismo, carisma e bom senso são fatores essências.

Para viver melhor

É claro que ninguém é todo o tempo um poço de tranqüilidade e auto-motivador, mas busque ler este texto com um olhar crítico sobre as suas atitudes com o outro. Reflita sobre ações simples que podem melhorar a sua forma de viver, e como conseqüência todo o seu meio de relacionamento.


Foto: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário