O futebol além das quatro linhas


Por Felipe Andrade


“Foi ali, naquele gol, que o Pelé marcou o gol mais bonito da carreira dele.” É assim que Joaquim Vieira, 66, define um dos lados do Estádio Conde Rodolfo Crespi, na Rua Javari, localizada na Mooca, um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo. É lá onde está a sede do Clube Atlético Juventus, fundado em 1924 ainda com o nome de Cotonifício Rodolfo Crespi F.C. A curiosidade é que, para muitos, este gol do rei do futebol foi o mais bonito de toda sua história. Porém, ninguém conseguiu registrar o momento.



O gol mais bonito da carreira de Pelé recriado por computador





Para Joaquim, nem seu time de coração, o Vasco da Gama do Rio de Janeiro, é tão querido quanto o Juventus. “Eu cresci vendo esse time jogar. Sempre no mesmo estádio, aqui na Javari. Vi todos os bons e maus momentos do clube. Impossível dizer que não gosto disso tudo.”


Grupo de fundadores e primeiros jogadores do Juventus



O “moleque travesso”, como ficou conhecido por, historicamente, vencer os grandes clubes da cidade como São Paulo, Palmeiras e Corinthians, não se restringe somente ao futebol. A estrutura social, fundada em 1960, é uma das mais visitadas da cidade. É disponibilizada ao sócio uma área com piscina, campos de futebol e quadras poliesportivas.

Além disso, o Juventus dá base para atletas de outros esportes considerados olímpicos, como basquete, ginástica rítmica, judô, nado sincronizado, natação, tênis e vôlei. A estudante Juliana Azevedo, de 15 anos, é uma das frequentadoras que treinam nas dependências do clube. A praticante de natação e de vôlei diz que fica a tarde inteira no local e participa de campeonatos, representando a instituição. "Eu saio da escola e venho direto pra cá. Já joguei várias competições com o time de vôlei e disputei algumas provas de natação. Algumas eu ganhei", afirma.


O Clube Atlético Juventus é mais que um simples time de futebol. Ele representa uma das muitas partes da história da cidade de São Paulo. É praticamente impossível falar de esporte na capital paulista, sem ao menos mencionar o moleque travesso.

0 comentários:

Postar um comentário