Viva a fluorescência!
Por Tayrine Antunes
Depois da presença das cores fortes nos esmaltes e nas roupas, a tendência agora é o neon nas maquiagens. Sombras em laranja, amarelo e verde estão cada vez mais presentes nas prateleiras das perfumarias. Os tons chamativos e ousados, que fizeram sucesso na década de 80, ressurgiram com muita força e prometem colorir mais uma estação: o verão 2011.
Como qualquer maquiagem convencional, as makes fluorescentes não combinam com exageros. O neon chama atenção por si só. Basta escolher a região do rosto que irá valorizar e usar os tons a seu favor. “Se você gosta de destacar mais os olhos, esqueça que existem batons em cores vibrantes: prefira um brilho labial. Você tem que escolher entre ser simples e agradável ou ser exagerada. A simplicidade é o segredo”, diz a maquiadora Cida Gonçalves, que trabalha no salão de beleza Madan, na zona Leste de São Paulo.
Que tal um incentivo?
Os tons cítricos e reluzentes contagiam pessoas de todas as idades. Mas algumas mulheres têm receio de usar devido à extravagância, característica conhecida como “cheguei”, dessa moda. Nada que um bom incentivo através de aulas gratuitas não resolva.
O proprietário da perfumaria Sempre Bonita, Fellipi Moreira, disse estar atento a essa tendência que colore as ruas paulistas. “No ano passado, as mocinhas chegavam em minha loja e me perguntavam se tinha ‘maquiagem fluo’. Eu sabia que se tratava de maquiagem, mas desconhecia qual era o tipo”, diz Moreira. Depois que se inteirou mais do assunto, o dono da loja resolveu investir nesses cosméticos, contratando maquiadoras para darem aulas de auto-maquiagem a quem adquirir algum produto da linha fluorescente na loja.
A freqüentadora da Sempre Bonita, Roberta Lins, 21, é apaixonada por maquiagem e cores cítricas. Ela não sai de casa sem passar lápis nos olhos e ressaltar a maçã do rosto com o blush rosa. “Sempre gostei de cores chamativas. Agora que está na moda tenho várias opções de escolha. Sou um arco-íris ambulante”, brinca Roberta, estudante do primeiro ano de administração.
Na verdade, a moda debruça em sua própria história: o neon já foi protagonista nos anos 80. O que acontece, atualmente, é um resgate do que foi sucesso na época. As chamadas “cores fluo”, aquelas fluorescentes, ressurgem com força total como uma alternativa para iluminar o rosto das brasileiras no verão 2011.
Foto: http://www.flavios.com.br/blog/index.php/2010/04/o-neon-vibrante-dos-anos-80-sandalia/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
O Texto está muito bem escrito e a reportagem é muito interessante porem é impressionante como esse negocio de moda influencia as decisões das pessoas...venhamos e convenhamos existe cada coisa feia que está "na moda".
Muito obrigada pelo comentário!
A reportagem não poderia ser melhor afinal eu fui a entrevistada, néh? Parabéns Thay! Vc é um arraso gata!
O mundo seria muito sem graça se não fossem as cores... São Paulo estava muito emo: Preto, branco e vermelho...nada contra, mas Viva os anos 80, ViVa a FloResCência! Parabéns mais uma vez Thay! Estou tão emocionada é a primeira vez que eu participo de uma reportagem! E pela Thay ainda comecei bem, vou virar artista!
Postar um comentário