Boletim Eletrônico de Ocorrência

Por Kelly Matias

Morar em grandes centros urbanos como São Paulo também tem suas desvantagens. A mais famosa delas é a alta criminalidade. Diariamente, várias pessoas são vítimas da violência em diversas situações. O registro desses fatos são feitos pela Polícia Civil. Porém, quem não conhece uma pessoa ou nunca passou várias horas dentro da delegacia a ponto de desistir de fazer o registro. O que muitas pessoas não sabem é que em alguns casos esses registros podem ser feitos pela internet.

A Delegacia Eletrônica emite o mesmo boletim de ocorrência emitido pelas delegacia. É considerado um documento oficial, emitido pela Polícia Civil e assinado por uma autoridade policial.
Veja em que casos você pode fazer o BOLETIM ELETRÔNICO DE OCORRÊNCIA:
• Furto ou perda de documentos;
• Furto ou perda de celular;
• Furto ou perda de placa de veículo;
• Furto de veículo;
• Desaparecimento de pessoa;
• Encontro de pessoa desaparecida.

Furto ≠ Roubo

É importante saber também que roubo e furto são crimes diferentes. O crime de furto é caracterizado pela ausência de violência ou grave ameaça contra a pessoa. Portanto, se o criminoso ameaçou (com ou sem uso de arma) ou agrediu a vítima para subtrair-lhe os documentos houve o crime de roubo e não de furto. E nos casos de roubo e demais ocorrências, não será possível registrar o BO pela internet. A vítima deverá procurar a Delegacia de Polícia mais próxima.

Em setembro deste ano, contador Hélio Martins de 36 anos, voltava do trabalho para casa de ônibus e ao descer sentiu falta da carteira. Dentro dela havia o cartão do bilhete único, o documento de identidade e R$20,00. "Imediatamente fui para uma delegacia e lá fui informado que poderia fazer o Boletim de Ocorrência pela internet. Fui pra casa e entrei no site da Polícia Civil e consegui fazer sozinho. No outro dia um policial me ligou confirmou as informações que havia digitado e me disse que meu boletim já estava liberado e seria enviado para meu e-mail", conta Hélio.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo em 2009, de janeiro a setembro, foram registradas 520.972 ocorrências por meio da Delegacia Eletrônica. Deste total, 361.495 BEOs foram autorizados. A maioria dos boletins de ocorrência eletrônicos autorizados em 2009, ainda de janeiro a setembro, foi de perda de documentos (221.515), furto de documentos (53.878), furto de celular ou pager (33.457) e furto de veículo (20.764).

Para ter acesso a este serviço, acesse:
www.ssp.sp.gov.br/bo

Foto:http://img.blogs.abril.com.br/1/cliqdext/parceiros/delegacia-eletronica-sp.jpg

0 comentários:

Postar um comentário