Vida de estágiário

Por Aline Moura


São Paulo é a cidade das oportunidades principalmente quando se trata do mercado de trabalho. Os arranha-céus da metrópole identificam a característica econômica e empresarial. E aqui o que não falta é gente para trabalhar e gente à procura de emprego. Mas, a enfâse aqui são os universitários e futuros estágiários.


Lugar típico para encontrá-los: no metro ou no elevador. E, é fácil identificá-los na busca pela tão sonhada oportunidade, geralmente são jovens vestidos com roupas sociais, cabelos impecáveis e no caso das mulheres uma bela maquiagem para ressaltar as qualidades. Uma pasta ou uma bolsa na mão para carregar os documentos e no rosto aparentemente tranquilidade, disfarçada por um universo de preocupação.


E lá se vai a coragem para enfrentar a seleção com cinco etapas, que começa com testes online e termina nas dinâmicas em grupo e na entrevista com o diretor da empresa. Bem, mas até chegar os momentos finais, é muito estresse, noites em claro e pura ansiedade.


1º semana


A primeira semana de emprego é pura empolgação, mas estes momentos de euforia sempre vem acompanhados daquela sensação de cuidado extremo, é como se o estágiário estivesse "pisando em ovos" ou melhor andando por uma pista repleta pela mistura escorregadia de água com sabão. O candidato é analisado por cada gesto, cada palavra e boa disciplina é fundamental.


E sabe aquela frase: "a primeira impressão é a que fica?" Se encaixa perfeitamente neste contexto. Se alguma falta agressiva for cometida na área, meu amigo, suas chances de ser expulso aos 45” do segundo tempo se tornam cada vez maiores nas próximas semanas.


"Escraviários"


Este é o termo utilizado pela própria classe trabalhadora de funcionários renumerados por contrato. Mas, a vida destes universitários não é fácil, acredite, geralmente é regada por uma cerveja ou um energético para aguentar a rotina: Casa, trabalho e faculdade (sem falar no vai e vem dos relacionamentos amorosos).


Um destes três lados sempre fica em desfalque, e não é por preferência e nem prioridade. Os estágios tem exigido cada vez mais dos universitários, seja por acúmulo de atividades ou aperfeiçoamento profissional. É claro que os profissionais adquirem uma experiência cada vez maior, mas por outro lado, o estresse e a quantidade de tarefas sobrecarregam o universitário de todas as formas.


Oh Pânico!


Este período de experiências torna o cotidiano das redações, assessorias, empresas e afins, bem tenso e engraçado. Na primeira semana de estágio Maria assustada pelos pedidos de atenção de Paulo, coordenador na redação do jornal, entrou em desespero e já não conseguia segurar a panela de pressão que estava dentro de si, próxima de explodir, ao ser perguntada por Paulo: “Maria está tudo bem?”. A pobre estágiária nem conseguiu responder quando desabou em lágrimas, de repente Ricardo, chefe do departamento adentrou a sala com extrema velocidade, olhou espantado e perguntou ao coordenador: “Quem morreu minha gente?" Paulo intimidado respondeu: "voltei a beliscar os funcionários chefe". Vanessa outra funcionária da equipe virada para a parede não conteve a crise de risos, que logo se espalhou pelo ambiente, assim que Maria constrangida pela situação e coberta por mil pedidos de desculpa, saiu correndo direto para o banheiro, vermelha como um tomate.


Final do curso

O estágiário leva em sua experiência várias histórias como a de “Maria”, (personagem fictícia para retratar história real), assim como uma vasta lista de habilidades e contatos para a vida profissional, embora, não obrigatório para todos os cursos superiores, o estágio é a oportunidade do universitário descobrir e conhecer a futura área de trabalho. Conte para gente o seu “trauma” ou a sua situação hilária no estágio.


Links para se cadastrar gratuitamente na internet e garantir a sua vaga:

http://www.agieer.com.br/
http://www.ciee.org.br/
http://www.curriculum.com/
http://www.estagiarios.com/
http://www.globalestagios.com/
http://www.futuraestagios.com.br/
http://www.infojobs.com.br/
http://www.nube.com.br/
http://www.mudes.org.br/
http://www.sone.org.br/
http://www.vagas.com.br/

Foto: http://migre.me/1zQ7B

0 comentários:

Postar um comentário