Por Emanoelly Nascimento
Que a cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, isso é óbvio, mas em estatísticas, o país só perde para China, EUA e Alemanha, com consumo que chegou a 10,34 bilhões de litros em 2007, com 47 litros consumidos per capita, com dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV).
Muitos acham que a cerveja é derivada da Alemanha, mas a tradição em bebê-la vem muito antes disso. Existem registros de que a cerveja é consumida desde os sumérios, egípcios e mesopotâmicos, com diferentes combinações, desde pão na produção da cevada até a inclusão de ingredientes como aromatizantes, mel e plantas. Os romanos tentaram adequar-se à bebida, mas o vinho a substituiu, transformando a cerveja em bebida dos bárbaros!
Há pelo menos seis tipos de cervejas diferentes:
Lager: cerveja clara e de baixa fermentação e proveniente da Europa Central, principalmente da Alemanha;
Malzbier: doce e escura, pouco alcoólica e energética.
Ale: são cervejas de alta fermentação, produzidas na Grã-Bretanha e Irlanda. São subdivididas em mild, ou meio amargas; bitter, amargas; as pale ale, que são as ales claras; as porter, ou cerveja escura muito apreciada por estivadores e, finalmente, as stout, cerveja do tipo escura e mais fortes;
Porter: cerveja de alta fermentação, produzida na Inglaterra sob uma temperatura mais elevada e com maior tempo no processo de fermentação;
Pilsen: cerveja tipo larger, mais amarga e mais consumida no mundo inteiro, abrange as principais marcas;
Sem álcool: o gênero sem álcool é gerado a partir de uma interferência na produção em que altera-se tempo, pressão e temperatura, retirando-se o álcool.
A produção da bebida é feita com quatro elementos básicos: água, malte, lúpulo e fermento. A utilização do lúpulo é o que garante o gosto amargo da cerveja, equilibrando a quantidade e o sabor do açúcar. A água utilizada também altera o sabor da bebida, existindo, assim, um processo que transforma qualquer tipo de água apta para sua fabricação.
A estudante de marketing Catarine Preccaro, 21, diz “adorar a bebida, mas a tradicional porque as outras são muito fortes!”. Laiza Maria Machado é dona de um blog sobre cervejas, o http://cervejaparadummies.blogspot.com/. Lá ela escreve suas opiniões sobre os mais variados tipos de cervejas existentes. Assume ser uma verdadeira apreciadora da bebida e descreve-a como uma verdadeira especialista. Declarou que a cerveja é uma bebida muito boa para não ter a devida apreciação. E assume que realmente existe uma diferença entre marcas do mesmo tipo e que as pessoas não percebem de verdade... Laiza fica irada com isso!
No mais, é isso... Ah, meninas! Tomem cuidado, porque a bebida é calórica, segundo Laiza, uma lata de cerveja tem, aproximadamente, 146 calorias, ou a mesma quantidade que um copo de leite (integral)! Se você ainda se preocupa em manter a forma, não aconselho, deixem para aquelas menos encanadas, como diz o povo!
Foto: http://migre.me/1vx1v
0 comentários:
Postar um comentário