Por Priscila Souza
Enfrente seus medos e teste até que ponto o corpo aguenta a pressão, em nome da adrenalina! A prática de esportes radicais está na moda. Seja no ar, na água ou na terra, cada vez mais esportistas estão embarcando nessa onda.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2008 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), mais de 400 mil brasileiros já se renderam a alguma modalidade de esporte radical. Para a associação, a procura se deve porque os esportes são realizados em meio a paisagens naturais, que proporcionam aos aventureiros uma sensação de risco, controlada por intermédio de equipamentos de segurança.
A região de Sorocaba, interior de São Paulo, oferece várias opções para a prática desses tipos de modalidades. Nas cidades de Apiaí e Iporanga, está localizado o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), com mais de 300 cavernas e dezenas de cachoeiras. Piedade, Salto de Pirapora, Votorantim e Sorocaba também possuem belas cachoeiras que favorecem o canyoning. Porém, o grande destaque da região é Brotas, conhecida como a capital dos esportes radicais.
As tentações são muitas, mas antes de se aventurar em meio à natureza, é preciso se preparar. Uma das opções é procurar uma agência especializada no esporte. Ela poderá, além de oferecer as melhores condições, levar os esportistas aos melhores locais. Essas empresas possuem instrutores capacitados e todos os equipamentos necessários.
Outra dica importante: Pratique atividades físicas regularmente. Desenvolva a atividade escolhida de forma gradativa, até atingir o grau mais ousado e desafiador. Esteja sempre bem equipado e, principalmente, respeite a natureza, os colegas e os próprios limites.
Foto: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário