Edificio Copan: história, cultura e arquitetura

Por Tamires Santana

Um assento no metrô às 18h para quem acertar de quem é esta frase: "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível...o que me atrai é uma curva livre e inflexível".

O autor é uma das figuras mais conceituadas e respeitadas do mundo, responsável pela construção da sede do governo em Brasília e muitas outras obras espalhadas pelo País.

Agora que ficou fácil não vale mais! É ele mesmo, Oscar Niemeyer. Além de Brasília, o arquiteto contou com a colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos na construção do Edifício Copan, um dos mais famosos cartões postais da cidade de São Paulo, que abriga em média cinco mil pessoas e até hoje é considerado símbolo da arquitetura moderna por causa de seus traços arrojados.

É a maior estrutura de concreto armado da cidade, tem 6 blocos com 1.160 apartamentos, um minishopping no térreo e sua arquitetura tem formato de "S". Foi criado em 1950, período que a cidade passa por impactantes transformações, dentre elas o avanço da industrialização e a expansão da população urbana para fora dos limites da cidade, além da especulação imobiliaria.

Endereço: Av. Ipiranga, 200 e Av. São luís, 130/140

Para saber mais sobre monumentos históricos de São Paulo acesse:

www.vivaocentro.org.br/bancodados/enderecos/atrativos_p.htm

Foto: http://migre.me/1oejW

0 comentários:

Postar um comentário