Por Aline Cardoso
Sabe-se que atualmente é quase impossível dormir mais de seis horas por dia, pois vivemos sobrecarregados de tarefas. Há aqueles que trabalham e estudam, outros que para a sobrevivência trabalham em dois empregos. Enfim, são diversos casos. Assim, dormir a noite toda vira um luxo.
Noites mal dormidas podem causar problemas neurológicos, e também aumentar o risco de diabetes e de pressão alta. De acordo com uma pesquisa americana, publicada na revista científica Sleep, homens que dormem poucas horas por dia podem morrer mais cedo. Tal pesquisa aponta que a maior taxa de mortalidade afeta quem têm insônia, mas também está atinge quem dorme pouco durante muito tempo.
Todos devem ficar atentos com sua rotina de trabalho, pois aquelas pessoas que vivem preocupadas acabam afetando a noite de sono. A privação do sono altera a pressão cardíaca, a memória, a concentração, comprometendo seriamente a saúde, podendo afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e a longo prazo. O envelhecimento precoce, diabetes, doenças cardiovasculares, perda crônica da memória e falta de vigor físico são alguns riscos provocados pela falta de sono a longo prazo.
Dormir bem ajuda o sistema de defesa do corpo, pois é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Para ter uma vida saudável é indispensavel ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e dormir no mínimo 7 horas diariamente.
E bom sono!
Foto: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário