Aproximadamente no século XII, pescadores japoneses iniciaram a técnica de embrulhar o peixe com arroz, para evitar o contato com oxigênio e assim conservar o alimento por mais tempo. Em meados do século XIX, os orientais começaram a consumir o peixe junto com o arroz, assim surgindo o sushi.
A iguaria japonesa começou a se tornar popular no mundo, inicialmente, nos Estados Unidos. Após a segunda guerra mundial, os imigrantes japoneses começaram a fazer parte da sociedade americana, fazendo surgir os primeiros restaurantes orientais no estado da Califórnia.
No Brasil, o prato chegou com a imigração japonesa em 1908. Porém, poucos brasileiros conheciam ou experimentavam a comida. Apenas alguns jovens do interior de São Paulo, que se hospedavam em pensões do bairro da Liberdade. Foi na década de 60 onde os primeiros restaurantes, inspirados na moda californiana, começaram a surgir na capital paulista.
No início, os principais consumidores eram pessoas mais abertas às diversas culturas, que gostavam de descobrir novas expressões e formas de vida, como artistas, publicitários, jornalistas etc. Com o início da chamada “Geração Saúde” nos anos 80, a culinária nipônica conquistou grande popularidade, devido ao seu baixo teor calórico e alto índice nutritivo.
Novos ingredientes
Como em qualquer culinária, assim que integrada à outra cultura sofre adaptações. O verdadeiro tempero japonês tende para o adocicado. Porém, aqui no Brasil ele possui um toque mais salgado, possivelmente uma adaptação dos japoneses às nossas tradições, já que encontraram dificuldades em conseguir seus verdadeiros ingredientes em terras brasileiras.
Atualmente, o sushi vendido em São Paulo traz também composições dos EUA, como o Hot Roll, Hot Philadelphia, California Roll e a utilização do cream cheese e da maionese. Cada vez mais os restaurantes oferecem modelos fritos, com adição de ingredientes calóricos, características que se distanciam da essência do prato japonês e do conceito saudável, e se aproximam mais do estilo americano fast food.
Foto: Divulgação
2 comentários:
É.
Não sei por que, mas gostei desse assunto...
Sabia!
Postar um comentário